Notícias

Sendys Group: Sendys e Alidata comemoram 33 anos

Alidata e Sendys são duas tecnológicas portuguesas com capitais 100% nacionais, mas com cobertura global, especializadas no desenvolvimento, implementação e suporte direto ao cliente de soluções de software de gestão costumizáveis, flexíveis e escaláveis.
Sendys Group: Sendys e Alidata comemoram 33 anos

Alidata e Sendys são as duas software houses portuguesas mais antigas que, este mês, comemoram ambas 33 anos de atividade. Pertencentes ao Sendys Group, as marcas têm mais de 10 mil clientes diretos e implementações em cerca de 30 países, nos cinco continentes, com um volume global de negócios de 7,4 milhões de euros em 2016.

Fundadas em 1984, Alidata e Sendys são empresas com percursos e core business distintos e complementares. A Alidata é o principal player nacional na área automóvel, indústrial e da manutenção.A Sendys tem um software de gestão vocacionado para o sector financeiro e serviços, e para médias e grandes empresas. Ambas as software houses desenvolvem e implementam as suas próprias soluções, prestando um serviço personalizado e direto ao cliente.

Para Fernando Amaral, Chairman do Sendys Group, “comemorar 33 anos é o maior certificado de inovação que podemos ter. Só inovando constantemente conseguimos manter a liderança de um mercado tão competitivo” e acrescenta “é uma grande responsabilidade, mas sobretudo um grande orgulho, liderar as duas software houses mais antigas de Portugal”.

De capitais 100% nacionais, as empresas lideradas por Fernando Amaral estão presentes diretamente nos mercados de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e, recentemente, também na China.

Para 2017 os planos de internacionalização das duas empresas passa pela América do Sul. Argentina, Chile e Colômbia, são os países onde já se preparam operações.

Fundada em Leiria há 33 anos, a Alidata mantém a sede e atividade nesta cidade, onde emprega cerca de 50 pessoas.

Fiel à matriz fundadora, a empresa fornece soluções integradas de software e hardware, o que a continua a diferenciar dos restantes players no mercado nacional.

Com uma quota de mercado dominante no segmento da manutenção automóvel, a Alidata é ainda especialista em soluções integradas para diversos sectores, como o industrial, manutenção de máquinas e equipamentos, distribuição, retalho, hoteleiro, entre outros.

Desenvolvido também em Leiria, pela Alidata, é a solução mais internacional do grupo: ‘Sendys Explorer’. É um software de printing e gestão documental, que atualmente está a ser instalado de origem, pela OKI Japão, nas impressoras de topo de gama, destinadas a grandes clientes nos mercados onde atuam, com especial destaque para a Europa, Médio Oriente, África, Estados Unidos e México.

O software atualmente com a marca Sendys nasceu na Prológica, em 1984, com a denominação SIG. Foi ainda detido pela Geslógica e depois adquirido pela multinacional francesa Capgemini, onde foi renomeado de Sendys, síntese de ‘sempre disponíveis’.

Em 2009, Fernando Amaral lidera o spin off da área de negócio Sendys da Capgemini e cria a Sendys Portugal, que tem como clientes grandes consultoras multiancionais, banca ou as maiores empresas de contabilidade a operar em Portugal e nos PALOP.

Em 2011 é criada uma parceria estratégica entre Alidata e Sendys, que deu origem à compra da empresa leiriense por Fernando Amaral. Era a génese do Sendys Group.

Em final de 2016 é formalizada a criação do Sendys Group que agrega, para além da Alidata e Sendys, mais cinco empresas de base tecnológica e uma outra de marketing e comunicação. Na mesma data é apresentado o rebranding que vem uniformizar a identidade corporativa de todas as empresas. 

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.