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As novas oportunidades de negócio já estão na sua oficina

"Fidelizar atuais ou conquistar novos clientes? Os dois. Nem só de clientes atuais vive o aftermarket automóvel. As mesmas ferramentas que potenciam cross selling e upselling servem um princípio vital em qualquer negócio: conquistar e fidelizar novos clientes e assim fazer crescer o negócio."
As novas oportunidades de negócio já estão na sua oficina

Por: Cristina Cardoso | Alidata

Sabe qual o custo de aquisição de um novo cliente para a sua oficina? E quanto custa manter um cliente atual? Eis dois dados conhecidos para análise: conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais que manter um atual, e 80% da receita de um negócio provém de clientes fidelizados.

Mas, como fidelizar clientes cada vez mais exigentes, para os quais a tecnologia tem de ser omnipresente e, simultaneamente, criar novas oportunidades? Uma coisa é certa: quanto mais elevado for o índice de digitalização da sua oficina, mais fácil será surpreender o cliente, e quanto mais pessoas conseguir atrair para a sua oficina, mais possibilidade de criação de oportunidades existirão.

Já pensou no potencial de uma simples IPO? Ao comunicar, por SMS ou e-mail, ao seu cliente que se aproxima a data, reaviva a memória deste em relação à sua oficina. A manutenção preventiva é uma excelente forma de manter o contacto com o seu cliente.

A chave é ter o máximo de informação sobre as interações do cliente com a oficina, e usá-la adequadamente – um CRM pode agilizar muito o processo. Quando o tratam pelo nome, conhecem o histórico da sua viatura e o relembram de uma manutenção, o cliente sente-se valorizado, ganha confiança na oficina e é bem provável que a recomende. Só com informação de qualidade disponível é possível fazer este atendimento personalizado. Se numa visita do cliente, for identificado um outro problema a resolver, explique-lhe o que precisa de ser feito e registe essa informação para futuro. Isto é detetar um problema e convertê-lo numa oportunidade.

Mas as potencialidades vão muito além. Newsletters, promoções, parcerias, questionários de satisfação, sites, portais, lojas online, redes sociais, são outras processos que, se ainda não fazem, farão parte do sucesso do seu negócio.

Sublinho ainda que, o suporte tecnológico é e continuará a afirmar-se como um dos elementos fundamentais para a sustentação da relação de confiança entre cliente e oficina.

Fidelizar atuais ou conquistar novos clientes? Os dois. Nem só de clientes atuais vive o aftermarket automóvel. As mesmas ferramentas que potenciam cross selling e upselling servem um princípio vital em qualquer negócio: conquistar e fidelizar novos clientes e assim fazer crescer o negócio.

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